Gabriel Vieira | Seciteci-MT
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) integra a programação da 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Araguaia, em Barra do Garças. A participação se dá através dos projetos Recytec e MT Ciências, que visam popularizar o conhecimento científico.
Os projetos da Seciteci estão presentes na Semana Nacional desde a abertura do evento na segunda-feira (11.11) e seguem até o encerramento, nesta quinta-feira (14.11).
O MT Ciências (Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso) realiza atendimento das escolas agendadas nos períodos matutino e vespertino. O público geral pode visitar os atrativos durante a noite, das 18:30 às 21:00, no estacionamento do Barra Center Shopping.
O Recytec (Programa de Recondicionamento de Equipamentos Eletrônicos) conta com um estande, também no Barra Center Shopping, oferecendo à população ponto de coleta de lixo eletrônico. A iniciativa promove conscientização ambiental e permite que visitantes do evento contribuam para o descarte responsável de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.
Essa é a primeira vez que os projetos da Seciteci visitam o município de Barra do Garças. Monitores estão recebendo as pessoas que, além de participarem de oficinas, podem conferir um planetário digital, óculos de realidade e atividades interativas da carreta do programa.
Sophia Paiva, assistente de coordenação do MT Ciências, afirma que a ida dos projetos para o interior do Estado possibilita que pessoas dessas regiões tenham acesso à divulgação e conhecimento científico. Já foram realizadas visitas a municípios como Tangará da Serra, Cáceres, Várzea Grande, Rondonópolis, entre outros.
Realizada com apoio da Seciteci e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), a 4ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Araguaia é organizada pelo Museu de História Natural do Araguaia (MuHNA) com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O evento oferece atividades culturais e de divulgação científica para estudantes e população em geral de municípios do Leste de Mato Grosso.
*Sob supervisão de Téo Meneses.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !